Sobre Nós
Ninguém muda o mundo sozinho.

O Instituto Multiverso nasceu no dia 24 de outubro de 2021 do encontro entre histórias que resistem. Somos ativistas, agentes comunitários, articulistas, educadores, comunicadores, artistas, assistentes sociais, psicólogos, psicanalistas, médicos e profissionais multidisciplinares das artes, da saúde, dos direitos humanos, do meio ambiente e da comunicação, de diversas partes do Brasil, que decidiram somar forças por uma agenda comum: a promoção da equidade, da liberdade, da afetividade e do conhecimento científico como pilares para a garantia dos direitos fundamentais e sociais de todas as pessoas.
A ideia de criar o Instituto surgiu de um sentimento coletivo de exaustão e solitude. Entre as lutas cotidianas, muitos de nós nos sentíamos sozinhos. Decidimos então transformar essa dor em esperança e, juntos, criar algo maior: uma rede de apoio, ação e afeto. Porque, como escrevemos em nossa carta de apresentação:
“Temos atravessado tempos difíceis para os sonhadores. Temos nos deparado com sombra e medo. No entanto, foi exatamente enfrentando algumas dessas dores que a esperança floresceu em nós com absoluta ousadia. Os que tentaram nos enterrar, não sabiam que éramos sementes. Sementes que deram vida ao Instituto Multiverso.”
Nosso lema é claro: “Ninguém muda o mundo sozinho, mas juntos somos mais fortes.” A frase é inspirada na campanha do filme “Liga da Justiça”, porque sim – nos identificamos com os personagens das HQs, como os X-Men, que por serem diferentes, foram marginalizados. Somos heróis da vida real, que enfrentam um leão por dia e transformam o que é dor em potência. Somos LGBTQIA+, mulheres, pessoas negras, pessoas vivendo com HIV e tantas outras identidades dissidentes da "família tradicional brasileira". E é justamente nessa multiplicidade que está nossa força.
O nome “Multiverso” foi escolhido por representar essa pluralidade de mundos, ideias, vivências, saberes e sonhos. Representa os múltiplos temas aos quais nos dedicamos – da saúde à cultura, da comunicação aos direitos humanos – e também o nosso espírito pop, criativo e afetivo. Cada pessoa do nosso time é única, com habilidades singulares, e juntas formamos um coletivo digno de histórias em quadrinhos.
NOSSA MISSÃO
Instrumentalizar e fortalecer lideranças, grupos e territórios vulnerabilizados, implementando a garantia de direitos e o enfrentamento às inequidades.
HORIZONTE
Fomentar a emancipação e fortalecer a autonomia popular em suas múltiplas expressões, através de um ponto de vista decolonial, a fim de nos tornarmos uma referência positiva no enfrentamento às injustiças.
VALORES
Atuarmos de forma plural com ações que envolvam a participação comunitária e social, com foco em educação, direitos humanos e ambientais, direito à comunicação e democratização das mídias, tendo sempre como ponto de partida a empatia o respeito e o afeto.
O QUE FAZEMOS
O Instituto Multiverso é um movimento plural, não governamental, não confessional, descentralizado, horizontal e colaborativo. Nossa missão é enfrentar as desigualdades sociais e contribuir para o fortalecimento do protagonismo social e comunitário. Para isso, realizamos e apoiamos ações nas seguintes áreas:
-
Promoção dos direitos humanos e da saúde mental
-
Atenção biopsicossocial e medicina comunitária e social
-
Práticas integrativas e complementares de saúde
-
Educação popular e formação crítica
-
Cultura, comunicação comunitária e democratização das mídias
-
Direitos sexuais e reprodutivos
-
Meio ambiente, sustentabilidade e justiça socioambiental
-
Desenvolvimento social, político, cultural e econômico
-
Capacitação de organizações e profissionais das áreas de saúde, educação e comunicação
-
Acompanhamento psicossocial e assistência a populações vulnerabilizadas
-
Fomento à autonomia e à emancipação de pessoas, grupos e territórios vulnerabilizados
Nosso objetivo é ser referência no enfrentamento às injustiças sociais por meio da combinação de conhecimento técnico, empatia, escuta ativa e defesa dos direitos – sempre com base no respeito à diversidade e ao território.
Sabemos que a burocratização inviabiliza o trabalho de coletivos e ativistas independentes. Por isso, uma das nossas metas é justamente viabilizar e apoiar essas ações, promovendo redes colaborativas e espaços de acolhimento e criação conjunta.
INICIATIVAS EM DESTAQUE
-
Synô Milía, nosso chatbot inteligente, acolhedor e humanizado, voltado para responder dúvidas sobre saúde mental, chemsex e autocuidado, contribuindo para o combate ao estigma e a promoção da autonomia.
-
Projetos voltados à formação de lideranças comunitárias e jovens embaixadores, fortalecendo o protagonismo de novas gerações em temas como saúde, direitos, sustentabilidade e comunicação.
-
Oficinas e campanhas com abordagens interseccionais, que conectam arte, saúde e direitos humanos em territórios vulnerabilizados.
-
Promoção de ações em rede com influenciadores digitais, coletivos culturais e movimentos sociais, unindo estratégias criativas e digitais à transformação de base.
-
Atuação direta com populações em situação de maior vulnerabilidade, promovendo acesso à informação, acolhimento e cuidado integral.
Mais do que uma organização, o Instituto Multiverso é uma declaração de resistência. Um coletivo que se recusa a aceitar a desigualdade como destino. Um espaço para quem cansou de assistir a história passar pela janela e resolveu vir para a rua, bater tambor, fazer barulho e escrever, com outras mãos, um futuro diferente.