top of page

Combate à AIDS: Sesc exibe documentários que discutem o tema


Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. Proposta, em 1988, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem por objetivo combater, globalmente, o preconceito, a desinformação e o estigma em torno da doença.


Nesse contexto, o SescTV exibirá, em formato especial, duas produções alusivas à temática. No dia primeiro, às 22h30, será exibido o “Youtubers e HIV”, documentário que reúne depoimentos de youtubers de diferentes canais e regiões do Brasil.


Com direção de Roseli Tardelli, a produção terá duração de 45 minutos, aproximadamente, contará com os relatores e investigará o que move os trabalhos de figuras como Gabriel Estrela (GO), Luis Felipe Pisci Loka (SP), Rafael Bolacha (SP), Daniel Fernandes (MA), Gabriel Comicholi (PR) e João Geraldo Neto (GO). Em comum, além do mesmo diagnóstico, a maioria relata o temor de como comunicar o quadro à família, a realidade do tratamento (ou ausência de) e o combate ao estigma e à discriminação como estratégia de enfrentamento e sobrevivência.


Na mesma noite, às 23h30, será exibida a filmagem “Aids: a Resposta das ONGs no Mundo”. Dirigido por Pedro J. Duarte, mostra os bastidores da 20ª Conferência Internacional de Aids em Melbourne (Austrália), realizada em 2014, e as iniciativas de ativistas ao redor do mundo para a prevenção, a conscientização e o combate à epidemia.


Durante esse encontro, representantes de países como Tonga, Argentina, Uganda, Indonésia, Quênia, Sérvia, Austrália, Zâmbia, Porto Rico, Cazaquistão, Nigéria, Coreia do Sul, Camarões, Canadá, Estados Unidos, África do Sul, Egito e Brasil abordam suas relações com a doença e trocam informações sobre as ações que desenvolvem para educar e conscientizar, contribuindo para a redução do estigma causado pelo preconceito.


Sobre o SescTV


O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page