top of page
Foto do escritorJoão Geraldo Netto

A origem do HIV


O HIV, vírus da imunodeficiência humana, é uma das doenças mais desafiadoras enfrentadas pela humanidade. Desde que foi identificado pela primeira vez na década de 1980, o HIV se espalhou pelo mundo e afetou milhões de pessoas. Mas como exatamente esse vírus mortal surgiu e se espalhou?


Acredita-se que o HIV tenha surgido a partir do vírus da imunodeficiência símia (SIV), que infecta os macacos. Os cientistas acreditam que a transferência do SIV de um macaco para um ser humano pode ter ocorrido através do consumo de carne de caça ou do contato com fluidos corporais de animais infectados.


O primeiro caso conhecido de HIV humano remonta a 1959, quando um homem do Congo, na África Central, morreu de uma doença que mais tarde foi identificada como AIDS. No entanto, o vírus não foi identificado até mais de duas décadas depois.


Desde a sua descoberta, o HIV se espalhou rapidamente pelo mundo, principalmente por meio do contato sexual desprotegido e do compartilhamento de agulhas infectadas entre usuários de drogas injetáveis. Nos primeiros anos da epidemia, a AIDS afetou principalmente homens gays, mas a doença rapidamente se espalhou para outras populações, incluindo usuários de drogas injetáveis, trabalhadores do sexo e pessoas que receberam transfusões de sangue contaminado.


Embora o HIV tenha sido uma doença devastadora em todo o mundo, alguns países foram particularmente afetados. A África Subsaariana, por exemplo, é a região mais afetada pelo HIV, com cerca de 25 milhões de pessoas infectadas com o vírus.


A pesquisa sobre a origem do HIV continua até hoje. Embora já se saiba muito sobre como o vírus se espalhou, ainda há muito a ser descoberto sobre a forma como o vírus evoluiu e como ele pode ser prevenido e tratado. A história do HIV é uma história que continua a se desenrolar, e a luta para combater essa doença é uma das maiores batalhas da nossa era.


Assista o vídeo acima e veja detalhes das teorias de surgimento do HIV.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page