top of page

A Nova Terapia do HIV que Está Revolucionando o Tratamento

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é João Geraldo Netto e sou do canal Super Indetectável. Hoje, vim falar com vocês sobre um novo tratamento do HIV que está revolucionando a forma como as pessoas lidam com essa doença. Através da dose fixa combinada, agora é possível tomar apenas um comprimido que contém duas drogas, simplificando muito o tratamento. Neste vídeo, vou detalhar todas as informações sobre essa nova forma de terapia e como ela está sendo distribuída no Brasil.



O Tratamento Anterior


Antes de entrar em detalhes sobre a dose fixa combinada, é importante entender como o tratamento antigo funcionava. Até pouco tempo atrás, as pessoas com HIV precisavam tomar três medicamentos diferentes, como o dolutegravir, o tenofovir e a lamivudina. No entanto, algumas modificações foram feitas e muitos infectologistas passaram a recomendar a terapia dupla, que consiste apenas no dolutegravir e na lamivudina. Essa mudança já foi revolucionária, pois retirou o tenofovir, que era conhecido por causar mais efeitos colaterais, da lista de medicamentos.


A Chegada da Dose Fixa Combinada


Então, a ciência foi além e pensou: por que não combinar esses dois medicamentos em um único comprimido? Foi assim que surgiu a dose fixa combinada, uma alternativa mais prática e eficiente. Essa combinação só foi possível devido a diversas questões, como o fato de os medicamentos poderem ser tomados juntos, na mesma dosagem e apenas uma vez ao dia. Além disso, para aqueles que já precisam tomar outros remédios além dos antirretrovirais, ter um comprimido a menos faz uma grande diferença.


A Nota Técnica do Ministério da Saúde


O Ministério da Saúde emitiu a Nota Técnica 365/2023, que detalha a distribuição e implementação dessa nova terapia. Infelizmente, nem todas as notícias são boas. A farmacêutica responsável por fornecer a dose fixa combinada, a Farmanguinhos, até o momento só conseguiu produzir 5.6 milhões de comprimidos. Por isso, foram estabelecidos critérios para a distribuição desse medicamento.


Os Critérios de Distribuição


Quando os recursos são limitados, é importante estabelecer critérios para uma distribuição racional. Nesse caso, algumas das pessoas que se enquadram nos critérios estabelecidos são aquelas com mais de 50 anos. Isso porque, com o passar dos anos, é comum que as pessoas desenvolvam problemas de saúde não relacionados ao HIV, como hipertensão, diabetes, problemas cardiovasculares e distúrbios de gordura no sangue. Essas pessoas, que já estão em tratamento há algum tempo, podem se beneficiar muito da dose fixa combinada e têm uma adesão maior ao tratamento.


Orientações aos Profissionais de Saúde


A Nota Técnica também traz orientações para os médicos e farmacêuticos sobre como preencher o novo formulário de dispensação dos medicamentos. É importante que todos os profissionais estejam atualizados sobre essas novidades para poderem oferecer o melhor atendimento aos pacientes.


Limitações na Distribuição


Infelizmente, no momento, a Farmanguinhos é a única fornecedora da dose fixa combinada e só será possível reavaliar os critérios de distribuição daqui a alguns meses. Isso significa que pessoas com menos de 50 anos, como eu, terão que aguardar um pouco mais para ter acesso a essa nova terapia. É um pouco decepcionante, mas entendo a necessidade de priorizar aqueles que mais necessitam nesse momento.


O Futuro da Distribuição


Espero que, no futuro, mais empresas possam fornecer a dose fixa combinada, assim como aconteceu com outros medicamentos antirretrovirais. A disponibilidade de produção, a adesão dos médicos e a programação ascendente são fatores que influenciarão na ampliação da distribuição. Vamos continuar pressionando para que todos possam ter acesso a essa nova terapia, pois quanto mais fácil for o tratamento, melhor será a adesão e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV.


Conclusão


Espero que vocês tenham compreendido como funciona a nova terapia do HIV com a dose fixa combinada. Apesar das limitações na distribuição, tenho esperança de que, em breve, todos possam se beneficiar dessa forma mais prática e eficiente de tratamento. Enquanto isso, vamos continuar nos cuidando, tomando nossos medicamentos e buscando informações atualizadas sobre o assunto. Contem comigo para trazer sempre as novidades e informações relevantes sobre o HIV e o tratamento. Um grande abraço e até mais!

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page